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Parlamentares saem em caravana de Rio Branco a Cruzeiro do Sul para observar pontos críticos da BR-364 | Acre

Caravana na BR-364: parlamentares elaboram documento com pedido de urgência para recuperação da rodovia | Acre


Viagem iniciou nesta quinta-feira (5) e foi finalizada na noite dessa sexta (6) após a chegada em Cruzeiro do Sul. Em um ato público, os parlamentarem oficiaram o pedido à União. Parlamentares encerram oficialmente segunda etapa da Caravana da BR-364 com ato público
Sérgio Vale/Aleac
O grupo composto parlamentares estaduais, federais e um senador que iniciou uma jornada de fiscalização pelos pontos críticos da BR-364 finalizou a viagem na noite dessa sexta-feira (6) com pedido para que a União faça a reconstrução definitiva da estrada.
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Ao final da viagem, os deputados participaram de um ato público em Cruzeiro do Sul, onde assinaram um manifesto que será enviado ao governo federal solicitando urgência na execução do projeto de recuperação da rodovia.
A caravana, coordenada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), também contou com a participação de prefeitos das cidades do Juruá. O deputado estadual e presidente da Aleac, Nicolau Júnior (PP) afirmou que a estrada é a obra mais importante do estado.
“Outros estados têm outras obras importantes, mas essa é a do Acre. Ninguém vai desistir dessa estrada, com a estrada chegando até o Peru, vai mudar a nossa realidade aqui no Juruá”, disse ele.
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O Vale do Juruá é a região onde os produtos industrializados têm os preços mais elevados do país. O presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, Jairo Bandeira, que também acompanhou a caravana, diz que as péssimas condições da rodovia é o principal fator para a alta dos preços nas cidades da região.
“As dificuldades são imensas. Nós estávamos fazendo um trecho de 8 a 12 horas com as carretas. Hoje está sendo de 24 a 36 horas, então, isso tem um custo gigante para todo o comércio. Uma manutenção muito grande de todos os equipamentos que trafegam e também muitas casos que ocorrem avarias devido à trafegabilidade estar muito ruim”, comentou ele.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Araújo, esclareceu que o governo federal já tem um planejamento para dar início ao projeto de reconstrução da rodovia, mas avalia que é importante a manifestação de apoio dos parlamentares.
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“A gente conseguir unir o recurso federal e recurso estadual, vamos construir uma estrada de qualidade. O que temos já de concreto é que o projeto da reconstrução que estava lá no Dnit há mais de 10 anos, vamos levantar e finalizar. Estamos com licitação com o trecho que vai de Sena Madureira a Feijó”, disse.
O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), comunicou que a reconstrução da via vai levar três verões, caso o dinheiro esteja liberado.
“A gente fala de três anos para a reconstrução de todos os quilômetros, que vai da beira do [rio] Liberdade a beira do [rio] Caeté, que é o trecho crítico, onde está a grande massa da tabatinga. E os outros trechos que não vai estar sendo consertados é preciso todo ano que tenha recurso que as vezes é uns R$ 400 mil para manutenção. Isso precisa ser colocado de forma clara”, informou.
Caravana
A caravana saiu na última quinta-feira (5) em uma jornada de fiscalização pelos pontos críticos da rodovia BR-364, por volta das 5h30 do Lago do Amor, em Rio Branco e foram até a cidade final, Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
De acordo com os idealizadores do projeto, a proposta era mostrar os pontos críticos ao longo dos 653 km entre a capital e a segunda maior cidade do estado, fazendo paradas estratégicas nos pontos críticos. Toda a viagem até Cruzeiro do Sul foi transmitida ao vivo pela TV ALEAC.
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Sérgio Vale/Aleac
Durante a saída, o governador Gladson Camelí esteve presente para prestar o apoio à caravana. Após todos os parlamentares confirmados já estarem reunidos, o comboio seguiu viagem rumo à primeira parada, que será na Ponte do Caeté, em Sena Madureira, onde será feita uma inspeção in loco da estrutura, atualmente com tráfego restrito.
A ponte sobre o Rio Caeté foi interditada novamente no dia 25 de maio. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que o fluxo não seja interrompido, um desvio foi feito e colocado um pontilhão [ponte pequena] de ferro no local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) coordenou o deslocamento da frota e seguindo viagem, o grupo fez a segunda parada após a ponte do Jurupari, onde está um dos trechos mais críticos. Depois o Dnit mostrou um trecho de 8 km onde já foi aplicado o macadame, que consiste numa camada de 35 centímetros de pedra sob a camada asfáltica.
A última parada foi em Tarauacá, para depois concluir a viagem em Cruzeiro do Sul.
Na manhã de sexta (6), o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, recebeu todos os integrantes da comitiva em um café da manhã e posteriormente um ato público, com a participação também dos prefeitos do Juruá, representantes da Associação Comercial do Juruá, vereadores e convidados.
VÍDEOS: g1

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